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Mensagem Semanal nro 38 - Ano 12 – Ético

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Sendo ético quem ganha é você!

 Ética

A palavra ética deriva do grego ethiké e diz respeito a moral. Segundo o Dicionário Aurélio, a ética refere-se ao “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

 

    Em síntese, um profissional ético é aquele que tem uma “conduta qualificada” como “correta” pelo cliente. Portanto:

          É inaceitável: mentir, enganar, ludibriar... o cliente!!!

          Mesmo porque, em um mercado crescentemente competitivo, onde o cliente tem cada vez mais alternativas, enganá-lo não é inteligente.

          “Você pode tosquiar um carneiro por muitos anos, mas só poderá esfolá-lo uma vez.” Carl Sewell.

   Na Era do Cliente, a ética no relacionamento passou a ser um ingrediente de sucesso da empresa. Credibilidade, às vezes, levam-se muitos anos para ser construída, e pode ser destruída em uma fração de segundos, por um comportamento não-ético de um vendedor. Por isto, hoje, mais do que nunca, as empresas tendem a não mais manter em seus quadros vendedores que não agem eticamente com os clientes.

   O profissional  antigamente considerado “esperto”, que gostava de “levar vantagem” em cima do cliente, hoje, na verdade, é um agente de prejuízo.

 Reflexões sobre conduta ética.

           “Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro de leite, também a mentira, por menor que seja, estraga toda nossa vida.” Gandhi.

          “Você pode enganar algumas pessoas durante todo tempo, e todas as pessoas durante todo o tempo, mas não pode enganar todas as pessoas durante todo o tempo”. Abraham Lincoln

          “Cobrar mais, obter uma imagem superior e avançar com mais qualidade é um dos grandes jogos de marketing. Mas, é claro que quem engana o consumidor (cliente) vai ter problemas”.

Al Ries.

          “Nada de lucros inesperados. Se o custo real for inferior á estimativa, cobre uma quantia menor. Ficar com a diferença não é tão bom quanto ficar com o cliente.” Carl Sewell.

  Check list da ética – como sei se estou sendo ético?

           A ação que estou fazendo prejudica o cliente?

          É legal? Inflige algum aspecto do Código de Defesa do Consumidor?

          Está ação tem o poder de cultivar o ódio ou a admiração do cliente?

          Se alguém fizesse isto comigo, me sentiria “enganado”?

          Seria capaz de tomar essa atitude com um amigo, um parente próximo?

 

Consulte sua consciência, sempre. Ela é um grande juiz!

Em caso de dúvida, converse com um amigo, um colega, o chefe. Às vezes, bate uma dúvida, se uma atitude / ação é ética ou não. Divida isso (converse) com alguém de sua confiança.

  

Paulo Roberto Kroich Gomes

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